Código: | DESP25 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CFPE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira |
Português
Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correta aplicação de estímulos de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.
Os conceitos de saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico. A importância da manutenção ou aquisição de um estilo de vida saudável relacionado com a prática de atividade física.
O sedentarismo e os riscos para a saúde da inatividade física. As alterações estruturais e fisiológicas inerentes ao estilo de vida sedentário ou inativo.
A atividade física como veículo de prevenção de fatores de risco para a saúde (obesidade, doença cardiovascular, etc).
Benefícios associados à prática regular de atividade física.
Determinantes e componentes da condição física.
A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
A prescrição e a implementação de programas de exercício.
A UC de “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano.
Pretende analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das caraterísticas e das motivações dos praticantes.
Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo professor ou com recurso a outros materiais. Compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas, a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação e promoção da atividade física, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado, de avaliação e prescrição do exercício físico em função das componentes da condição física, dos contextos e das características da população.
Avaliação do Processo (35%): Resulta da assiduidade, da participação nas atividades da aula e da realização de 3 fichas de trabalho.
Assiduidade - 5%
Fichas de trabalho - 30%
Avaliação do Produto (65%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma prova oral:
1.º teste – 25%
2.º teste - 30%
prova oral - 10%
Uma nota inferior a: 7 nos testes e 9.5 na classificação final remete o aluno para exame.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
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ACSM (2014). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. (9th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
ACSM (2014). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. (4th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
BOUCHARD, C. (2015). Body composition assessement. In W. MCARDLE, F. KATCH, & V. KATCH (Eds.), Exercise Physiology: Nutrition, energy and human performance (8th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins. pp. 731-762.
BOUCHARD, C. (2015). Overweight, overfatness (obesity), and weight control. In W. MCARDLE, F. KATCH & V. KATCH (Eds.), Exercise Physiology: Nutrition, energy and human performance (8th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins. pp. 787-830.
EHRMAN, J.; GORDON, P.; VISICH, P.; KETEYIAN, S. (2013). Clinical Exercise Physiology, 3th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.
HEYWARD, V. (2014). Advenced fitness assessement and exesrcise prescription. (7th Edition). Champaign: Human Kinetics.
SHARKEY, B. (2007). Fitness and Health. (6th Edition). Champaign: Human Kinetics.
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